RSS
Hello! Welcome to this blog. You can replace this welcome note thru Layout->Edit Html. Hope you like this nice template converted from wordpress to blogger.

Aproximando Ciências Naturais e Geografia - Filme: O Núcleo


Há pontos de ligação entre as Ciências Naturais e a Geografia. Trabalhar o filme "O Núcleo" permite fazer essa ponte. Se aplica mais aos estudantes de 5ª série, ou 6º ano. Os livros didáticos de geografia abordam a formação da Terra, estrutura do planeta, eras e períodos geológicos, vulcanismo, entre outros assuntos. Os de ciências abordam rochas, minerais e suas configurações. O filme... bem o filme é uma ficção que explora esse campo e solta a imaginação, mas que nos permite trabalhar tais temas captando um maior interesse de alunos e alunas. Enquanto educadores, podemos explorar vários assuntos que o filme faz referência, despertando a curiosidade. Uma proposta interdisciplinar, incluindo também outras áreas do conhecimento. Luzes, câmera, ação e... educação.

Sinopse: 
            Uma eletrizante viagem põe o espectador no centro da mais espetacular aventura. O geógrafo Dr. Josh Keyes fez uma terrível descoberta: o núcleo da terra parou de girar. Agora o campo eletromagnético está se deteriorando e dentro de alguns meses, o planeta será destruído. Existe uma esperança: enviar Keyes e um grupo de cientistas de elite a um canal subterrâneo no centro da Terra. Enquanto o destino da humanidade está na corda bamba, os cientistas e a tripulação precisam fazer o inimaginável: detonar um dispositivo nuclear, para reativar o núcleo da Terra. 
Questões: 
1) Relógios param, marca-passos param, pássaros se desorientam, tempestade eletromagnética, descarga estática, TV fora do ar, raios atingindo a superfície da Terra. O que é o campo eletromagnético? Ou geomagnetismo? Que influência exerce sobre a superfície do planeta?
2) Descreva o fenômeno conhecido como Aurora Boreal.
3) Você já aprendeu a confeccionar mapas em cartolina? Faça um mapa mundi e localize:
a) as seguintes cidades citadas no filme: Chicago, Washington, São Francisco, Atlanta, Nova York, Londres e Roma. Agora responda: em que países ficam?
b) os Estados do Alasca e do Hawaí. Responda: a que país pertencem?
c) a Fossa das Marianas no Pacífico Sul.
d) o país Mali. Responda: a que continente pertence?
4) Na hora de auxiliar nos trabalhos, o professor escolhe os melhores estudantes, aqueles que estão acima da média. Por que será? Como você interpreta isso na realidade do mundo hoje?
5) Quando a nave entra na atmosfera, percebe-se ela envolta em fogo. Porque isso acontece? Busque auxílio junto à professora de ciências, internet, etc.
6) Alguns órgãos aparecem no filme. Nasa e Pentágono, por exemplo. O que são? Onde se localizam?
7) O Campo eletromagnético também protege o nosso planeta dos raios solares. Se não fosse ele, estaríamos num verdadeiro forno de microondas. Por quê? Como isso aparece no filme? Pesquise como funciona um forno de microondas e que cuidados devemos ter com esse produto. Converse com a prof. de Ciências.
8) Com que fruta o cientista compara a estrutura do planeta Terra. Quais partes estariam associadas às camadas da Terra.
9) Qual a proposta para fazer o núcleo voltar a girar?
10) A nave recebeu o nome de Virgílio – poeta que levou o homem às profundezas do inferno. Pesquise quem foi Virgílio, o tal poeta. Qual a relação dele com a obra "A Divina Comédia" de Dante Alighieri? Peça auxílio à(o) prof. de Artes, Literatura e História.
11) Qual a primeira barreira a ser ultrapassada pela “terranave”? Por que a lançaram na Fossa das Marianas? Quantos mil metros de profundidade ela possui?
12) O que é um maremoto?
13) Qual a segunda barreira antes da chegado do núcleo? Como se apresenta?
14) No filme, utilizam o nitrogênio líquido para resfriar? O que é nitrogênio? Por que líquido? Converse com a prof. de Ciências.
15) Outro gás mencionado é o oxigênio. O cientista passa mal quando fica sem ele. O que é e qual sua importância? 
16) Qual a relação entre temperatura e penetração da nave no interior da Terra? O que é grau geotérmico?
17) No filme, a comandante diz: estamos a 1.100 km da superfície; depois a 3.060 km de profundidade; depois a 4.200 km de profundidade. Com o auxílio da professora de matemática, estabeleça a temperatura aproximada para cada uma destas distâncias, levando em consideração o grau geotérmico.
18) Alguns minerais são mencionados no filme. Faça uma breve pesquisa e diga o que é:
a) cristal;
b) cobalto;
c) diamantes.
19) No interior do planeta aparece a lava. O que é a lava? Como chega até a superfície? No que se transforma? Consulte seu livro de Geografia.
20) No filme aparece uma parte da nave se comprimindo submetida a uma enorme pressão. Que pressão é essa? Por que as pessoas tiram a pressão?
21) O filme menciona o Projeto Destino. O que é esse Projeto Destino? Ele tem alguma relação com a parada do núcleo? Será que isso é mais um alerta sofre a interferência do homem na natureza? Comente sobre essa relação entre homem e natureza nos dias de hoje.
22) Na volta da nave, como os tripulantes chegam à superfície? Como a volta deles tem a ver com as placas tectônicas? Raciocine e responda.
23) O filme faz menção às ondas ultra-sônicas, inclusive relacionando-as com golfinhos e baleias. Qual a relação? Você já ouviu as pessoas falarem de exame de ultra-som? Para que serve um aparelho de ultra-som? Converse com a prof. de Ciências.
25) Em forma de redação. Você faria uma viagem dessas? Optaria por outro tipo de viagem? Faça a sua ficção (mínimo de 20 linhas). Faça uma cópia e entregue para a professora de português. Caso tenha dúvida, esclareça com ela; o que é uma ficção.

Outra sugestão:

Sinopse:
Trevor Anderson (Brendan Fraser) é um cientista cujas teorias não são bem aceitas pela comunidade científica. Decidido a descobrir o que aconteceu com seu irmão Max (Jean Michel Paré), que simplesmente desapareceu, ele parte para a Islândia juntamente com seu sobrinho Sean (Josh Hutcherson) e a guia Hannah (Anita Briem). Entretanto em meio à expedição eles ficam presos em uma caverna e, na tentativa de deixar o local, alcançam o centro da Terra. Lá eles encontram um exótico e desconhecido mundo perdido.

7 comentários:

Tayná Caroline disse...

Qual é a respostas das perguntas???

Joyce Aquino disse...

Parabéns professor! Achei muito interessante sua proposta. Vou adaptar algumas de suas questões para meus alunos do 6ºano. Joyce, São Paulo -SP.

Lucas Alevi Alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
músicas disse...

quem foi q fez o questionário ??????????

Profe disse...

Como consigo as respostas?

ana paula disse...

gostaria das respostas...

Carlos Filho disse...

porque não tem respostas?

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Cine Educa. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy